Primeira Infância Saudável e Protegida

Home / Nossos projetos / Primeira Infância Saudável e Protegida

Projeto Família Cuidadora

Objetivo 1: Desenvolver as competências familiares para o fortalecimento dos vínculos e promoção de ambientes seguros e saudáveis.

Objetivo 2: Fortalecer os mecanismos comunitários de proteção à criança, e articulação com os serviços sócio assistenciais e da saúde.

Meta: Favorecer o desenvolvimento integral e bem-estar de crianças entre 0 e 6 anos de idade buscando assegurar que todos os direitos sejam respeitados.

 

Atividades:

1- Desenvolvimento de espaços comunitários para o fortalecimento dos vínculos familiares.

 

  • Promoção de ações educativas que favoreçam o fortalecimento de famílias em condição de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal, na perspectiva de uma convivência familiar e comunitária de qualidade visando à proteção integral de crianças.

  • Promoção de oficinas de socialização com crianças para complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento das mesmas, através de vivências lúdicas, valorizando assim a cultura das famílias e das comunidades, pelo resgate de seus brinquedos e brincadeiras.

  • Realização de oficinas de formação para pais ou responsáveis pelos cuidados com crianças, abordando questões relacionadas ao desenvolvimento infanto-juvenil, cuidados com saúde, educação, desenvolvimento humano, cidadania e direitos humanos.

  • A organização promoveu espaço de promoção do desenvolvimento de CAJs e famílias para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários através da Terapia Comunitária Integrativa.

  • Oficinas com grupos de famílias para que as mesmas desenvolvem habilidades de comunicação e afeto com as crianças e adolescentes e se tornem agentes de prevenção de maus tratos e da violência e se tornem promotores de bons tratos em família e comunidade.

 

2 - Articulação com a rede sócia assistencial visando encaminhamentos e apoio para as famílias.

  • Articulação e capacitação de lideranças locais, para Identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de visitas, bem como capacita-los para identificação de demandas familiar e comunitária para encaminhamento a rede socioassistencial.

  • Encaminhamento para Rede de Apoio segundo demanda diagnosticada.

  • Monitoramento da participação e promoção das famílias encaminhadas para a rede de apoio.

  • Capacitação dos mecanismos de Proteção em nível comunitário para fortalecer atores locais frente à percepção crítica e a capacidade de organizar-se e concretizarem os seus objetivos de interesse local de proteção à criança.

  • Realização ação de Valorização e Fortalecimento dos Vínculos Familiares com lideranças locais e atores do Sistema de Garantia de Direitos promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando assim o sentido de vida coletiva.

  • Capacitação para líderes Comunitários e equipe técnica na nova proposta do Animador Comunitário.

  • Participação de Terapeutas Comunitários no último módulo de formação, na formatura e encontro para troca de experiências.

  • Realização da campanha 18 de maio em parceria com as escolas em prol dos direitos das crianças e dos adolescentes.

  • Realização de reunião da Diretoria e do conselho fiscal para gestão programática e financeira da organização.

 

Desenvolvimento de ações de fortalecimento da capacidade técnica para efetivar os mecanismos comunitários que estabeleçam um ambiente protetor para as crianças.

  • Realização de palestras em parceria com as escolas e unidade pré-escolar para fortalecer o papel da família na formação da personalidade e proteção da criança e o da escola no processo ensino aprendizagem nas comunidades Tabuleiro e Cruzinha.

  • Realização de oficinas de comunicação com crianças e suas famílias, bem como oficinas de produção de meios de comunicação destinados a interlocução com os padrinhos. (Cartas/ CVS e CPR.

 

METODOLOGIA UTILIZADA:

Para o desenvolvimento deste projeto a AMPLIAR, promove reuniões com famílias, oficinas utilizando o kit Família Brasileira Fortalecida onde contém cinco álbuns que explicam os cuidados necessários com as crianças desde a gestação até 6 anos de idade, período de vida determinante para o desenvolvimento integral de meninas e meninos.

Ação em destaque

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Instituída por lei federal, a data é considerada um marco legal na luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes. Como parte integrante da rede de proteção à infância e à adolescência, a AMPLIAR mais um ano adere – Proteja nossas crianças e adolescentes”.

 “A data se torna, ano a ano, cada vez mais importante por ser um momento de reflexão. Afinal, os casos de abuso e exploração sexual no Brasil, no mundo e em nossas comunidades só aumentam”.

A organização convoca a população a pensar sobre nosso papel de guardiãs de nossas crianças e adolescentes. “O quanto somos responsáveis por esses números alarmantes? Esse é um dos crimes mais cruéis da humanidade. Se a mudança não for pessoal, antes de tudo, de consciência, jamais poderá ser coletiva.

De acordo com a Constituição Federal, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente uma vida livre de exploração, violência, crueldade e opressão.

A AMPLIAR em parceria com as escolas durante o ano promove ações tais como: Rodas de conversa, oficinas onde os participantes confeccionaram cartazes, flores pulseiras, broches para roupa e cabelo, todo material foi usado em uma palestra realizada nas Escolas, os jovens apresentaram uma paca de teatro retratando uma situação de violência, e para finalizar, mais de 200, crianças adolescentes e jovens foram as ruas, em uma passeata e distribuição de panfletos , no intuito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

 

 

Contribua para a mudança

A sua contribuição faz a diferença, aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

AMPLIAR | Associação Minasnovense de Promoção ao Lavrador e a Infância da Área Rural

Contatos

(33) 3764-1132

ampliar3862@hotmail.com

Rua Leolino Cordeiro Barbosa, 200, Bairro Santa Rita, Minas Novas - MG

© 2021 AMPLIAR