Primeira Infância Saudável e Protegida

Home / Nossos projetos / Primeira Infância Saudável e Protegida

Projeto Sustentabilidade do Lar

Objetivo: Desenvolver ações de incentivo à sustentabilidade econômica das famílias lideradas por mulheres.

Meta: Realizar ações de fomento a redes locais e apoio a grupos produtivos baseados na economia solidária.

Atividades realizadas:

1 – Realização de ações de fomento a redes locais e apoio a grupos produtivos baseados na economia solidária.

  • É realizado o perfil empreendedor mães de crianças e adolescentes apadrinhados nas comunidades rurais de: Tabuleiro, Indaiá de Baixo e de Cima e Imbiruçu (grupo Gold);

  • Os pais de crianças de 0 a 5 anos participarão de oficinas e ações lúdicas para a identificação das frutas e verduras produzidas nas comunidades com as crianças e seus pais, paralelamente trabalhar com os mesmos a higienização e a correta manipulação, motivando assim a gosto das crianças pelos produtos saudáveis disponíveis

  • Capacitação de lideranças locais, para Identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de visitas, bem como capacita-los para identificação de demandas familiar e comunitária para encaminhamento a rede socioassistencial.

  • Realização de visita domiciliar e encaminhamento para Rede de Apoio segundo demanda diagnosticada.

  • Monitoramento da participação das famílias encaminhadas para a rede de apoio.

  • Capacitação do mecanismo de Proteção em Nível comunitário para fortalecer atores locais frente à percepção crítica e a capacidade de organizar-se e concretizarem os seus objetivos de interesse local de proteção à criança.

  • Capacitação de líderes Comunitários e equipe técnica na nova proposta do Animador Comunitário

  • Reuniões comunitárias para formação de grupos, bem como promover reuniões para acampamento e orientação dos grupos GOLDs;

 

2 – Realização de ações de geração de renda que visam fortalecer a participação das famílias e especialmente mulheres.

  • Parceria com a ASCOPI na realização de cursos tais como polpa de frutas, produção artesanal de doces e salgados, corte e costura

  • Rodas de conversa com entre os grupos Gols para integração e troca de experiências positivas.

  • Promoção de encontro entre os grupos Gols para integração e troca de experiências positivas.

 

METODOLOGIA UTILIZADA:

A AMPLIAR promove atividades com as mães de crianças e adolescentes apadrinhados baseado na metodologia GOLD - Grupo de Oportunidades Locais e Desenvolvimento. O processo consiste na reunião semanal de grupos de 10 a 20 pessoas da mesma rua ou do mesmo bairro, que discutem os problemas e dificuldades locais para levantar soluções por meio da solidariedade. 

Os principais pontos da metodologia são a mobilização social, a concessão de crédito e o desenvolvimento de negócios. Na primeira ação, os encontros levantam temas como democracia, organização social, igualdade e transparência. No passo seguinte, são introduzidas questões como empreendedorismo, que contam com capacitação da própria metodologia. Nessa etapa, o empoderamento das pessoas é potencializado, assim como das capacidades locais. 

Com o Gol.d, os empreendedores se fortalecem e percebem que, juntos, podem realizar melhor as mudanças necessárias para o desenvolvimento. O acesso ao crédito é coletivo, assim como o aval. Se um integrante do grupo não paga, todos discutem como ajudá-lo a honrar o pagamento, incluindo opções alternativas, como rifas, bingos e demais.

O trabalho ainda estimula o hábito de poupar em grupo, sendo um recurso de organização e de planejamento de longo prazo, além de estimular o uso de serviços bancários. Para isso, é escolhido o tesoureiro do grupo e, também, as quantias que serão poupadas, a fim de desenvolver a atitude de planejar e pensar no futuro. 

A essência solidária está inserida na metodologia Gol.d não como obrigatória, mas sim como necessária. A poupança, por exemplo, mostra como o conceito, quando aplicado, traz mais resultados positivos para o grupo. Para ilustrar o caso, uma das componentes disse que é difícil poupar em casa. Porém, a ação dá certo no grupo, como reflexo da pressão solidária e coletiva que incide em comportamentos não tão fáceis de ter quando se está fora de um núcleo, de maneira individual. Todo o processo da metodologia evidencia ao grupo os resultados positivos alcançados e o ganho em escala quando as pessoas estão junto de outras.

 

PÚBLICO-ALVO:

Participa dos Grupos Gold, mulheres na faixa etária de 18 a 65 anos, mães de crianças apadrinhadas a AMPLIAR, a maioria com ensino fundamental incompleto.

 

FORMA DE ACESSO:

- Por procura espontânea;

- Por busca ativa;

- Por encaminhamento da rede socioassistencial;

- Por encaminhamento das demais políticas públicas.


 

 

Contribua para a mudança

A sua contribuição faz a diferença, aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

AMPLIAR | Associação Minasnovense de Promoção ao Lavrador e a Infância da Área Rural

Contatos

(33) 3764-1132

ampliar3862@hotmail.com

Rua Leolino Cordeiro Barbosa, 200, Bairro Santa Rita, Minas Novas - MG

© 2021 AMPLIAR