Terapia

Home / Notícias / Ler

Terapia

Por , 05 Apr 21  -  Sem categoria

A AMPLIAR promove nas comunidades onde tem a sua atuação a TCI (Terapia Comunitária Integrativa) que é um instrumento que nos permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Procura suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo valorizando a herança cultural dos nossos antepassados indígenas, africanos, europeus e orientais, bem como o saber produzido pela experiência de vida de cada um. As reuniões que são mediadas por Educadores Sociais da OSP, que participaram de todos os módulos de capacitação e que foram certificados para realização das referidas reuniões que duram em média aproximadamente 02 horas. As rodas de Terapia acontecem em quase todas as comunidades rurais atendidas pela AMPLIAR.

A Terapia Comunitária Integrativa promove um comportamento comunitário, ou seja, a comunidade se reúne para resolver seus problemas, a partir dos recursos próprios. É um cuidado exercido com alteridade pelos membros de uma comunidade perante os problemas que nela se apresenta, sob a orientação de uma equipe de Terapeutas Comunitários.

Uma Roda de terapia comunitária é uma prática de cuidado de saúde em grupo para a escuta, acolhimento e partilha de problemas que muitas vezes são causadores de adoecimento mental como ansiedades, estresse, perdas de sono, tristeza profunda, dentre outros que afetam as pessoas em vários momentos da vida, podendo provocar agravos a sua saúde física e mental, os participantes das rodas de terapia possam construir uma rede de relações grupais que se configurem em rede de apoio e desenvolvimento individual e comunitário.

É uma modalidade terapêutica que consiste em um espaço de acolhimento do sofrimento, partilha das inquietações, problemas ou situações difíceis, tanto quanto alegrias, vitórias ou histórias de superação. A TCI tem caráter preventivo, não curativo. Cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias das vivencias relatadas. É um instrumento de construção de redes solidárias, fundamentado em cinco eixos: pensamento sistêmico, teoria da comunicação, antropologia cultural, pedagogia de Paulo Freire e a resiliência. Uma proposta de intervenção psicossocial que tem como objetivos primordiais mobilizar os recursos pessoais e culturais, estabelecer e fortalecer vínculos entre as pessoas. Prevê recursos destinados à aquisição de materiais pedagógicos, alimentação e apoio logístico. Costumeiramente participantes das rodas de terapia relatam os benefícios de estarem participando das reuniões pois veem ali um momento de estarem compartilhado com o grupo alguma situação que o mesmo ainda tivera a oportunidade de falar.


 


 

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts relacionados

Contribua para a mudança

A sua contribuição faz a diferença, aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

AMPLIAR | Associação Minasnovense de Promoção ao Lavrador e a Infância da Área Rural

Contatos

(33) 3764-1132

ampliar3862@hotmail.com

Rua Leolino Cordeiro Barbosa, 200, Bairro Santa Rita, Minas Novas - MG

© 2021 AMPLIAR