Jovens capacitados e participativos

Home / Nossos projetos / Jovens capacitados e participativos

Projeto: Identidade e Participação Cidadã

Objetivo: Contribuir para o fortalecimento da identidade pessoal, dos vínculos familiares e comunitários.

Objetivo: Colaborar para a formação dos grupos e redes de jovens destinados à participação sociocultural.

Meta: Todos os jovens de 15 a 24 anos são capacitados e têm oportunidades para empreender projetos pessoais e profissionais

 

ATIVIDADES:

1 – Estimular ações para fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, e promoção do diálogo sobre saúde sexual e reprodutiva.

  • Promoção de ações para a participação de pais nas ações desenvolvidas com adolescentes e jovens para complementar as ações da família e da comunidade na proteção e desenvolvimento dos mesmos para o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.

  • Realização de oficinas para reflexão e discussão do tema: Saúde Sexual, estimulando a autonomia e responsabilidade dos adolescentes e jovens, a fim de favorecer a redução de gestações indesejadas na adolescência e prevenção de DST, HIV/AIDS.

  • Promoção de palestras com Tema: SEXUALIDADE X FAMÍLIA E ESCOLA para promoção e reflexão da Saúde sexual para expandir a reflexão para além dos adolescentes para educadores e pais para abordar os desafios encontrados na prática em sala de aula e em casa sobre a sexualidade, fortalecendo assim os vínculos entre pais e filhos.

 

Apoiar a ações que visam garantir o acesso dos jovens aos serviços sócio assistenciais e de saúde.

  • Promoção do dialogo nos conselhos para estimular e sensibilizar os gestores da Assistência Social e de saúde para criação de ações específicas para adolescentes e jovens na rede da assistência e de saúde.

  • Promoção de espaço de reflexão e de discussão, no qual os adolescentes e jovens participem e situem pessoalmente à vontade, expressando suas dificuldades, problemas, angustias, resistências, dúvidas, vivências, anseios e opiniões, favorecendo a construção de um saber compartilhado.

 

2 - Promoção de ações que fortaleçam as redes e grupos juvenis e a participação cidadã.

  • Articulação dos diversos atores da sociedade, governo, organizações não-governamentais, adolescentes, jovens e legisladores para construir políticas públicas de juventude no município com vista a criação do Conselho Municipal da Juventude.

  • Participação cidadã de adolescentes e jovens, em espaço tal como espaços de livre expressão de opiniões, de reivindicação e avaliação das ações ofertadas, bem como de espaços de estímulo para a participação em fóruns, conferências, conselhos, organizações comunitárias entre outros.

  • Promoção de oficinas Olhares em Foco permitindo que os adolescentes e jovens registrem e reflitam sobre suas imagens, os recursos, as necessidades e os problemas da sua comunidade e juntos buscar melhorias.

  • Participação de educadores nos encontros de facilitadores da REJUDES.

  • Encontro Regional (Feira empreendedora);

  • Participação de jovens na Conferência Regional da REJUDES.

 

4 – Realização de ações de fortalecimento da identidade pessoal e coletiva dos jovens.

  • Realização de encontros para fortalecer o Comitê de jovens da REJUDES para captação das demandas/problemas vivenciadas no cotidiano dos adolescentes e jovens, bem como promover a formação das lideranças juvenis visando a representatividade formal nos espaços de discussão relativos a garantia de direitos e a implementação de políticas públicas para juventude.

  • Promoção da pré conferência livre da juventude, bem como promover momentos para estudo do ECA e do Estatuto da Juventude.

  • Oficinas de Violão para ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã.

  • Participação do Comitê da REJUDES nas reuniões da Diretoria bem como possibilitar a sua participação ativa nas ações desenvolvidas pela organização.

  • Realização de oficinas de comunicação com adolescentes / jovens e suas famílias, bem como oficinas de produção de meios de comunicação destinados a interlocução com os padrinhos. (Cartas/ CVS e CPR)

 

METODOLOGIA UTILIZADA:

Para o desenvolvimento das atividades com os jovens a organização promoveu atividades lúdicas, palestras, oficinas dentre outras metodologias tais como:

As ações do Projeto promovem o desenvolvimento integral dos jovens, procura valorizar os espaços sociais que fazem parte do seu cotidiano como espaços de participação que dialogam sobre os acontecimentos e os relacionamentos que integram o seu modo de vida. Nesse sentido, o serviço conjuga ações socioeducativas voltadas ao autoconhecimento dos jovens e ao reconhecimento do contexto em que estão inseridos, possibilitando experimentações quanto ao ser, conviver, aprender, fazer e participar, estimulando-os a que assumam papéis proativos na construção de sua própria história e de uma história coletiva.

 

MJPOP: O MJPOP foi a principal metodologia de monitoramento de políticas públicas (saúde, educação, esporte e lazer…) facilitada por jovens (na sua maioria entre 16 e 24 anos) capacitados para facilitar um processo de empoderamento das suas comunidades e, assim, garantir a efetivação desses direitos, através de reuniões comunitárias, conversas com poder público etc.

A metodologia fundamenta em cinco elementos principais e aplicada através de três fases que se retroalimentam, a metodologia MJPOP é um instrumento através do qual todos podem participar em prol do bem-estar coletivo.

Seus cinco elementos principais traduzem os princípios que norteiam a sua aplicação: VOZ, INFORMAÇÃO, DIÁLOGO, AÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS.

15 adolescentes e jovens participaram da metodologia em34 oficinas. E a ideia do projeto é expandir mais.

 

PÚBLICO ALVO;

Adolescentes de ambos os sexos na faixa etária de 15 a 24 anos matriculados e frequentando a rede pública de ensino, residentes nas comunidades rurais, prioritariamente aquelas em situação de risco pessoal e social, e suas respectivas famílias.

 

FORMA DE ACESSO;

A organização desenvolve suas atividades nos espaços comunitários e em parceria com as escolas, possibilitando o acesso dos adolescentes, adolescentes e suas famílias, durante o contra turno escolar.

 

NÚMEROS DE ATENDIDOS;

São 227 entre adolescentes e jovens atendidos de 15 a 24 anos.

 

DIA/HORÁRIO/PERIODICIDADE:

As atividades são desenvolvidas em parceria com as escolas estaduais e municipais em contra turno escolar. Com os grupos participantes de tecnologias sociais as atividades acontecem uma vez por semana, já as atividades como palestras e oficinas uma vez por mês.

 

 

Contribua para a mudança

A sua contribuição faz a diferença, aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

AMPLIAR | Associação Minasnovense de Promoção ao Lavrador e a Infância da Área Rural

Contatos

(33) 3764-1132

ampliar3862@hotmail.com

Rua Leolino Cordeiro Barbosa, 200, Bairro Santa Rita, Minas Novas - MG

© 2021 AMPLIAR