Crianças e adolescentes saudáveis e confiantes

Home / Nossos projetos / Crianças e adolescentes saudáveis e confiantes

Projeto Habilidades para Vida

Objetivo1: Estimular as habilidades de crianças e adolescentes para uma educação de qualidade.

Objetivo 2: Favorecer práticas educativas para o despertar de uma consciência crítica e cidadã.

Meta: Todas as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos desenvolvem capacidades para estabelecer relações saudáveis na família, escola e comunidade, e habilidades para a tomada de decisões.

 

Atividades:

1 – Promoção de ações voltadas para o desenvolvimento do processo de aprendizagem e escolarização de crianças e adolescentes.

  • Planejamento com 07 Escolas Estaduais e 03 Municipais para apresentação dos programas e projetos da entidade para o planejamento de atividades junto as ações do Tempo Integral.

  • Promoção de oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes com oficinas com ênfase na agenda 2030, para a promoção de uma cultura de paz e não a violência, cidadania, direitos humanos e valorização da diversidade cultural.

  • Realização de oficinas a partir da metodologia Aflatoun com crianças e adolescentes inspirando as mesmas para se capacitarem social e economicamente para que possam ser agentes de mudança das suas próprias vidas e em prol de um mundo mais equitativo.

  • Realização de oficinas “Brincando nos Fortalecemos para Enfrentar Situações Difíceis” para prevenir as crianças e adolescentes da cultura dos maus tratos e da violência sexual.

  • Capacitação de educador na capacitação Aflatoun.

 

2 - Apoio ações que ampliem o universo informacional, esportivo, artístico e cultural das crianças e adolescentes.

Promoção de oficinas com crianças e adolescente para complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos.

 

3 - Fomentar ações junto à comunidade escolar para a reflexão de temas ligados a realidade e aos problemas vivenciados pelas crianças, adolescentes e famílias.

  • Realização de ações junto às escolas, trabalhando temas propostos pelos professores e gestores, buscando a aproximação das famílias para juntos superar os problemas e motivar os alunos pela busca do saber, melhorar os laços éticos dando novos significados e abrindo horizontes para uma formação de qualidade.

  • Promoção da participação cidadã de crianças, adolescentes e famílias, em espaço tal como espaços de livre expressão de opiniões, de reivindicação e avaliação das ações ofertadas, bem como de espaços de estímulo para a participação em fóruns, conferências, conselhos, organizações comunitárias entre outros.

  • Realização da campanha 18 de maio em parceria com as escolas em prol dos direitos das crianças e dos adolescentes.

  • Promoção de encontros com adolescentes para fortalecer vínculos entre as pessoas que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências.

  • Realização de oficinas de comunicação com crianças e adolescentes e suas famílias, bem como oficinas de produção de meios de comunicação destinados a interlocução com os padrinhos. (Cartas/ CVS e CPR)

 

4 - Realização de ações que estimulem a participação autêntica e a realização de projetos coletivos de crianças e adolescentes a partir da escola e comunidade.

  • Promoção de oficinas para incentivar os pequenos a contar suas histórias e a desenvolverem a escrita criativa, a partir da produção de um livro coletivo.

  • Realização da ação cultural em parceria com as escolas para que as criança e adolescentes possam mostrar seus talentos (Noite Cultural - Talentos da Terra – música – poesia – dança entre outros).

  • Realização da biblioteca itinerante em parceria com as escolas.

  • Formação de dois grupos de meninas com oficinas para as mesmas vivenciarem experiências que contribuam para a construção de projetos individuais e coletivos, desenvolvimento da autoestima e autonomia.

 

METODOLOGIA UTILIZADA:

Claves, Aflatoun, Aflateen, Olhares em foco conforme descrito abaixo:

CLAVES: A Tecnologia Social CLAVES traz a temática “Brincando nos Fortalecemos para Enfrentar Situações Difíceis”. São desenvolvidas atividades/ brincadeiras que discutem a assunto de sexualidade para crianças, com o objetivo de prevenir as crianças da cultura dos maus tratos e da violência sexual. Com a metodologia foi possível trabalhar com 16 crianças de 8 a 12 anos

A organização realizou atividades com as crianças, que tinha o objetivo que elas aprendessem e conhecessem seus corpos e que o amassem.

Com uma abordagem lúdica, a atividade foi feita com o auxílio de músicas e brincadeiras. Nesse exercício as crianças tinham que desenhar umas às outras em folhas de papel, buscando despertar entre elas uma interação e ensinando a respeitar as particularidades de cada uma, de forma responsável e respeitosa.

Segundo alguns pais, as crianças mostraram ter gostado de participar desse momento. Muitas delas perceberam seus direitos à privacidade e respeito do outro sobre seu corpo.

Aflatoun: A metodologia tem atuação nas Comunidades de Palmital e Tabuleiro. O objetivo da metodologia Aflatoun é trabalhar com as crianças temas sociais e financeiros, para que elas possam aprender sobre si mesmas, sobre os seus direitos, sobre economia, conceitos financeiros básicos e empresa.

O Aflatoun coloca as crianças no centro de seu processo de aprendizagem e as envolve com o mundo ao seu redor. Ao fazer isso, acredita-se que as lições sociais e financeiras recebidas irão ficar com elas para sempre.

O princípio de ensino utilizado a metodologia Aflatoun é chamado de aprendizagem centrada na criança, no qual elas recebem espaço para se expressar, para agir por conta própria e para resolver seus problemas práticos juntos. Elas agem nessas situações de acordo com o lema Aflatoun “explorar, pensar, investigar e agir”.

Público atendido: 60

Olhares em Foco: A metodologia Photovoice – um método de intervenção social, que utiliza a fotografia e a voz para promover o exercício da cidadania e expor as vivências, necessidades, dificuldades e desejos dos indivíduos.

A metodologia tem como objetivo promover uma reflexão acerca dos espaços de convivência e relações sociais de jovens por meio da autobiografia, família e comunidade. Além de adquirir conhecimentos sobre a fotografia, os jovens têm a oportunidade de expressar o olhar deles sobre o cotidiano da comunidade e refletir de forma crítica sobre o que fotografam.

Para desenvolver a metodologia, o educador promoveu com o grupo média de 15encontros, com duração média de três horas cada. Depois de quatro meses de trabalho, as ações são finalizadas com um importante evento na comunidade com a exposição das fotografias

Além das tecnologias citadas acima a AMPLIAR, promoveu reuniões com mães “famílias”, oficinas e palestras utilizando sobre diversos temas citados nas atividades.

Público atendido: 13 a 15 anos com atendimento de 12 pessoas

 

Contribua para a mudança

A sua contribuição faz a diferença, aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

AMPLIAR | Associação Minasnovense de Promoção ao Lavrador e a Infância da Área Rural

Contatos

(33) 3764-1132

ampliar3862@hotmail.com

Rua Leolino Cordeiro Barbosa, 200, Bairro Santa Rita, Minas Novas - MG

© 2021 AMPLIAR