A instituição

Home / A instituição

A AMPLIAR atua na promoção e proteção dos direitos e do exercício da cidadania de crianças e adolescentes, em especial, as que se encontram em situação de vulnerabilidade social, agindo diretamente no Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Como entidade de assistência social, a organização está alinhada às principais leis, políticas e resoluções de sua categoria, com destaque aos princípios e diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas, Lei nº 8.742/1993); a Política Nacional de Assistência Social (Pnas/2004 – Sistema Único de Assistência Social (Suas)); e Resoluções CNAS nº 16/2014 e nº 27/2011.

Sua prestação de serviços é integralmente gratuita, continuada, permanente e planejada para a realização de sua missão. Para isso, atua diretamente na promoção e na articulação para construção de novos direitos, na promoção da cidadania, no enfrentamento das desigualdades sociais e na articulação com órgãos públicos dirigidos à política de assistência social, nos termos da Lei nº 8.742/1993 (art. 2º, I, “a”), bem como respeitando as deliberações do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Seu trabalho tem abrangência municipal. As ações, os programas e projetos sempre fundem o elemento de ativa com as comunidades atendidas como parte da estratégia de engajamento comunitário. Para isso, são realizadas diversas atividades e eventos institucionais, junto com o público alvo. A AMPLIAR monitora seus planos e projetos, também promove o engajamento da sociedade civil no cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável até 2030.

Diante da ocorrência no município de inúmeros episódios de violações de direitos de crianças, adolescentes e suas em situação de vulnerabilidade e de risco social, em 1982, um grupo de pessoas Minasnovense de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente criou a organização como o apoio do Fundo para Crianças. O que motivou a iniciativa foi a crença de que não seria possível esperar que o Poder Público resolvesse sozinho tais questões. Havia a convicção de que o trabalho em favor das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade no município não deveria ser uma ação individual, mas sim um esforço coletivo de toda a sociedade.

No início dos trabalhos, foram realizadas diversas ações construção de casas, construção de espaço educativos para atendimento em creche em período integral, perfuração de poços artesiano, construção de redes de agua e abastecimento para famílias, apoio a agricultura familiar, atendimento médico e odontológico, acompanhamento a gestante, acampamento a criança de baixo peso entre outros, firmando desde então as características da entidade que são preservadas até os dias atuais: foco na mobilização e participação da sociedade. Dessa forma, a AMPLIAR manifesta, desde a sua criação, a vocação de entidade de atendimento, defesa e garantia de direitos capaz de intermediar positivamente a relação entre quem precisa de recursos e quem dispõe deles. Desde sua criação, em 29 de setembro de 1982, a AMPLIAR atua alinhada aos preceitos estabelecidos na Constituição Federal, de 1988. A AMPLIAR carrega em seu DNA a atuação em incidência política, a implementação de programas e projetos, e o desenvolvimento de ações de atendimento e engajamento que buscam, sempre, a promoção dos direitos das crianças, dos adolescentes e jovens.

A AMPLIAR desde sua fundação tem convênio com o Fundo Para Crianças – ChildFund - Brasil. Ao longo dos anos foi conquistando novos parceiros tais como: Fundação Abrinq, Unesco – Criança Esperança, Recursos do Fia – Fundo Municipal para Infância com recursos da Fundação Banco do Brasil e Fundação Telefônica, Petrobras, Central do Dizimo – Pró Vida entre outros.

 

Contribua para a mudança

A sua contribuição faz a diferença, aqui você poderá doar qualquer valor e apoiar nossos projetos.

AMPLIAR | Associação Minasnovense de Promoção ao Lavrador e a Infância da Área Rural

Contatos

(33) 3764-1132

ampliar3862@hotmail.com

Rua Leolino Cordeiro Barbosa, 200, Bairro Santa Rita, Minas Novas - MG

© 2021 AMPLIAR